fev 082011
 

Monge, é verdade que toda panela tem sua tampa? E a frigideira, como faz??? (Fernanda)

Bom, minha querida, é bem verdade que praticamente toda e qualquer frigideira não dispõe de uma tampa. Mas isso não quer dizer que uma frigideira nunca pode ser tampada, entende? Se achar uma tampa que encaixe direito, não tem porque não tentar. Afinal, tecnicamente cada tampa pertence a uma panela específica, mas todo mundo sabe que no armário da cozinha sempre tem um cantinho com um monte de tampa que não faz jogo com panela nenhuma dali. Alguma há de servir.

Mas porque uma frigideira precisaria de tampa, Monge? Ora, o formato raso da frigideira exige mais ainda que ela seja tampada, para não fazer tanta sujeira pelo fogão. Mas as frigideiras são orgulhosas, especialmente as revestidas de teflon, e acham que é natural respingar o tempo todo. Aí encontram um pratinho qualquer, e consideram perfeito para dar uma tampadinha básica para não deixar a comida esfriar. Ledo engano, o prato escorrega fácil e não resiste a altas temperaturas. Quebra muito fácil.

Portanto, frigideiras destampadas do Brasil e do mundo, não tenham vergonha nem receio de buscar por uma tampa vocês também! Mas muito cuidado com as panelas hiperciumentas. É recomendável cautela especialmente com as panelas de pressão, que tem o perigo de explodir. Mas se reparar bem, a tampa da panela de pressão é desajeitada demais até mesmo para as outras panelas, quanto mais para uma frigideira. Só serve para panela de pressão mesmo. Isso se a borrachinha não arrebentar, e condenar a pobre tampa que só queria ser útil à solidão dos cantos de armário. As frigideiras não tem esse problema, até tampa sem alça elas aceitam tranquilamente.




Confira também

coded by nessus

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>