fev 022011
 

Já que é pra perguntar tudo mesmo, então segue. Como resolver o problema da legalização de documentos no consulado da Itália em SP para tirar a cidadania na Itália esse ano?? O prazo esta para 2020!!!! Bjks (Alice)

Querida Alice, é triste quando costatamos que o nosso “mundo sem fronteiras”, infelizmente, não é tão aberto assim. Soma-se a isto a burocracia infindável das alfândegas e afins, e quando se vê, espera-se por anos por algo que poderia, talvez, ficar pronto em alguns dias. É um tanto complicado.

A resolução deste problema, no entanto, está além da esfera de influência do Monge. Diplomacia internacional não é o meu forte. As regras desse jogo são discutidas lá em cima, entre os bambambans mesmo. Mas é curioso observar, pelas lentes da mídia, que o acesso estrangeiro ao território brasileiro também não é tão fácil assim. Acredito que para agilizar este processo, é necessária uma tremenda coordenação política, econômica e social entre os países envolvidos.

No caso da Itália, berço de boa parte da nossa cultura paulistana, a situação está meio “queimada” para ao Brasil (não tão queimada quanto a imagem pública do premiê italiano, mas parece que ele já está acostumado). Um certo senhor chamado Cesare Battisti, que insiste em ficar eternamente desfrutando de nossas belas praias e riquezas naturais, é o pivô de uma briga política que incomoda bastante os italianos. Engraçado que o tal senhor acaba de ser condenado no Brasil por falsificação do passaporte que utilizou para entrar no país. E continua por aqui, em um jogo de interesses que vai bem além das fronteiras e cidadanias.

Pobre de quem, como a leitora Alice, depende da boa vontade burocrática para conseguir a cidadania italiana. Talvez se o tal senhor Battisti fosse enviado na marra de volta para sua terra natal, as coisas ficariam mais fáceis. Veja lá se ele não cabe em sua mala!

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>