dez 072010
 

Oi Monge! Éee …e então ela chegou, a mais odiada , mais temida… A SEGUNDA rsrs! Por que a segunda-feira é tão ruim, chata? (Tauhana Mariana, por email)

Minha querida Tauhana, a terrível segunda-feira é inevitável. Fatalmente ela estará lá, após o domingo preguiçoso, apenas sete dias depois de ter dado as caras pela última vez. E faz pensar quem foi o infeliz que inventou o primeiro dia de trabalho da semana, pois essa definição só serve para deixar injuriado. Mas a injúria da segunda-feira é consequência direta do marasmo do domingo. E se não houvesse pelo menos um dia da semana para descansar, trabalhador nenhum daria conta. Ou seja, eliminar o dia de descanso só para que não exista mais o dia de voltar ao trabalho parece uma lógica um tanto maluca. Nem o Monge sabe mais como chegou até ela.

Aliás, a segunda-feira é o primeiro ou o segundo dia da semana? Tecnicamente seria o primeiro, segundo o preceito bíblico de dia de descanso da semana (“…e no sétimo dia, o Senhor descansou…”), que imaginamos ser o domingo. Mas aí verificamos a nomenclatura dos dias úteis da semana (segunda, terça, quarta e etc.) e parece não fazer muito sentido. Fora o fato de que a passagem da criação em sete dias faz parte do Antigo Testamento, que também é compartilhado com o povo judeu. E para os judeus, o dia de descanso sagrado é o sábado. Por séculos muita bagunça foi feita no nosso atual sistema de metragem do tempo, mas nem adianta quebrar a cabeça com isso. Muito menos numa terça.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>