dez 182010
 

Por que o joelho tem rótula (patela) e o cotovelo não tem? (André, do outro lado da sala)

Boa pergunta. Uma passada rápida no Google (pai da sabedoria de improviso) traz a conclusão de que a rótula (ou patela, o nome mais recente utilizado pela Medicina; pessoalmente, já que não sou médico, prefiro chamar de “rótula” porque é mais fácil ligar esse nome ao osso em questão; “patela” me parece um nome saído da tabela de preços do açougue), enfim, aquele ossinho arredondado no meio do joelho, é uma característica dos membros posteriores (os detrás) de diversos mamíferos. Por exemplo, cachorros gatos e cavalos possuem rótula nas patas traseiras, e também os primatas como o chimpanzé e o gorila. Além do ser humano, lógico.

O Monge não entende de Biodesign (existe isso?) para definir de que modo a rótula influencia na física dos animais que a possuem. Deve ter algo a ver com sustentação e amortecimento de impacto, mas se estiver falando besteira, por favor me corrijam. De qualquer modo, parece que a rótula não existe nos membros anteriores de nenhum animal (novamente, apontem se eu estiver errado). O que mostra que as patas dianteiras dos animais quadrúpedes estão muito mais para braços do que para pernas. Talvez sejam vestígios da evolução apontando para o caminho de um organismo bípede que, com os membros anteriores livres para interagir com o ambiente, obtém mais benefícios. Como o ser humano.

Ou talvez isto venha apenas da velha mania de nos sentirmos especiais, o ápice evolutivo. Grande coisa.




Confira também

coded by nessus

  2 Responses to “A rótula e o rótulo evolutivo”

  1. Genial! rsrsrsrrs
    Eu estava presente na hora que ele perguntou isso! Arrisquei até dizer num primeiro momento que poderia ser porque muitas vezes nós nos apoiamos no joelho (o famoso ajoelhar-se) e no cotovelo muito raramente (acotovelar-se? não né.. rs), e a patela tem o formato certinho pra isso! =D

    Mas isso não tem sentido evolutivo nenhum =(
    Eu fico com a do Monge =]

  2. Querido Monge, achei muito interessante sua resposta a uma pergunta inquietante como esta. Há apenas um ponto que devo discordar, esqueceu – se do elefante? Eis um animal que possui patela em membros anteriores, dessa forma ele se acotovela (melhor verbo que pude achar) como se ajoelha, certo? hehe…

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>