nov 092010
 

Querido Monge, a Dilma ganhou as eleições… O que devemos esperar para os 4 anos seguintes? (Patrícia Alves, por email)

Mais do mesmo, querida Paty. Não importa se barbado ou de salto, o ocupante da cadeira de Presidente da República tem que lidar praticamente com os mesmos problemas de sempre. Nada de problemas novos, tampouco soluções mirabolantes. Nossos problemas nacionais clássicos – pobreza, desigualdade, corrupção etc. – possuem uma razão para existirem. E como tal, não podem ser resolvidos por um aventureiro qualquer que chegou à presidência.

Boa parte do alvoroço com o resultado da última eleição presidencial se dá pelo fato de que uma mulher saiu vitoriosa. Sim, é um fato inédito que mostra que o Brasil não é mais (tão) machista quanto antigamente, mas não chega a ser um elemento que faz muita diferença na prática. Afinal, ela não está sozinha por lá, mas cercada por uma equipe de maioria masculina. E dentre estes, um bom número de “raposas velhas”, que fazem com que qualquer novo mandato continue com a mesma cara dos governos anteriores.

Fora isso, a grande mídia vai continuar batendo nas mesmas teclas de sempre, a fim de cuidar dos interesses de quem a sustenta. Não importa se para isso for necessário “atropelar” as instituições federais e seus representantes. Entra em jogo o tema que eles quiserem, da maneira como quiserem. Há décadas eles pautam a discussão política. Como se os outros velhos problemas não fossem ruins o bastante.

Ainda está para sentar na cadeira presidencial alguém que possa botar ordem na casa.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>