Perfeição

 Posted by at 1:28 pm  Pergunte ao Monge
set 152010
 

Por que sempre procuramos defeitos nas coisas? (Natália “Poli” Amaral Antunes)

Simples, minha querida Poli: não sabemos lidar com a perfeição, de jeito nenhum. Ela é apenas um conceito abstrato, uma bela ideia evocada por diversas vezes ao longo da vida. Nada mais que isso. Mesmo assim, nós a buscamos, por vezes ferrenhamente. E quando finalmente achamos que alcançamos o patamar mais elevado possível na escala da perfeição, não demora até que tudo desabe perante um simples sopro, uma simples observação. Porque quando a encontramos, não sabemos o que fazer com ela.

Assim, achar defeito em tudo é algo perfeitamente natural. Para alguns, um hobbie. Para outros, é mais um defeito a ser encontrado nas pessoas. Nada mais chato do que aquele cara que critica tudo, como se nada nunca estivesse bom o suficiente para ele. Mas ele sabe muito bem que o mundo não é perfeito, e regozija-se em apontar isso para os outros. Sim, ele é um chato, mas também pode ser muito útil para o grupo. Porque mesmo que estrague a diversão, ele fatalmente irá reparar nos detalhes que ninguém mais nota, o que pode salvar alguns de situações inconsequentes, que tem tudo para dar muito errado. Mesmo que ele só tenha falado para estragar a diversão do pessoal.

De qualquer forma, reconhecer que alguma coisa não é perfeita não é necessariamente só reclamar e viver de mal com o mundo. A questão aí é qual o efeito daquele defeito na sua vida. Parabéns, você constatou que o seu curso na faculdade está longe de ser perfeito. Ou que aquela menina fantástica com quem você está saindo tem chulé e gases noturnos. Ou mesmo percebeu, depois de reparar muito, que o quadro pendurado no saguão de entrada do seu prédio pende levemente para a esquerda. E daí? Acabou o mundo só porque você notou estes defeitos em algo que você valoriza?

Era perfeito até aquele momento, e agora não é mais. Ufa, não é? Não é confortante saber que os defeitos existem? Porque a perfeição ou é uma ilusão, mascarando os defeitos que aquela pessoa ou situação fatalmente possuem, ou é o prenúncio da decadência. Assim como o caminho histórico das civilizações. A ascensão, o ápice perfeito e a o declínio. O que também é pura física. E é o ciclo natural também. A natureza é um sistema extremamente funcional, mas está longe de ser perfeita. Prova disso somos nós, humanos, que viemos dela. E talvez sejamos os responsáveis por sua queda.

  One Response to “Perfeição”

  1. Grande Monge. É sempre bom ler algo que nos faz refletir! Um abraço!

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>