ago 192010
 

A velocidade de rotação da Lua é a mesma da rotação da Terra? (Luís Paulo Bertocco)

Interessante, uma pergunta sobre astronomia. Mais interessante ainda é receber uma pergunta daquelas que se pode procurar no Google pela resposta. Os leitores devem gostar mesmo dos comentários do Monge!

Então vamos lá. O primeiro passo é buscar a informação na internet (sim, porque não faço a mínima ideia). A Wikipédia diz que o tempo de rotação da Lua é de 27 dias, 7 horas e 43 minutos. Ou seja, é bem mais lenta do que a rotação da Terra, cujo período completo é de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos. Curioso é que a rotação da Lua possui o mesmo período que sua translação. Isso explica o porquê dela exibir sempre a mesma face para nós que a observamos daqui: conforme a Lua gira ao redor da Terra, ela vai realizando uma volta sobre si mesma na mesma proporção, como se estivesse nos observando de volta, o tempo todo. O famoso “lado escuro” da Lua, porém, é iluminado pelo Sol quando ela está em sua fase Nova.

A Lua deve ser um lugar bem interessante. Embora não seja o maior satélite natural do nosso sistema (Ganimedes, uma lua de Júpiter, ocupa este posto de honra), ela é proporcionalmente a maior, com relação ao tamanho do planeta em que orbita. Nossa Terra é um planeta de dimensões modestas perto dos gigantes do Sistema Solar, mas a nossa Lua é bem grandinha. Tão grande que influencia diversos fenômenos naturais por aqui, como as marés, o ciclo de vida de vários seres vivos, o crescimento das plantas (e do cabelo, segundo alguns)… Até mesmo nossos humores, dizem, são afetados pelo ciclo lunar. E convenhamos, não dá para imaginar o céu noturno sem a presença dela. Os poetas e namorados não teriam a quem recorrer nos momentos de amor e inspiração.




Confira também

coded by nessus

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>