Fumar…

 Posted by at 6:41 pm  Pergunte ao Monge
ago 122010
 

Se cigarro faz tão mal, por que quem não fuma quer experimentar e quem fuma não quer parar? (Rocha d´Água)

Então, meu amigo, creio que você está um pouco desinformado. Talvez esteja apenas fora do tempo, uns 20, 30 anos atrás. Proporcionalmente, o consumo de cigarro diminuiu consideravelmente nos últimos tempos. Em parte por causa das políticas de saúde pública, mas principalmente devido à disseminação das informações do quanto o cigarro faz mal à saúde. E não é pouco.

Portanto, sua constatação de que pessoas que não fumam querem experimentar soa como uma generalização equivocada. No entanto, o hábito de fumar não dá sinais de um dia irá extinguir-se totalmente. Mesmo tornando-se cada vez mais um hábito detestável, completamente errado e socialmente inaceitável. Sempre haverá alguém experimentando um cigarro pela primeira vez. Em sua maioria adolescentes, biológicos ou tardios. Durante décadas, o cigarro foi associado a uma imagem de sucesso, independência, prazer e transgressão. Nada melhor para causar um apelo consumista aos mais jovens.

Quanto ao fato de que quem fuma não quer parar, não há como negar. Inclusive quem diz que quer parar no fundo na quer. Senão já tinha parado, é simples. Há toda a questão do vício químico, a nicotina e todas as suas amiguinhas substâncias nocivas. Mas há um outro fator que muitas vezes é desconsiderado, como se fosse um efeito colateral do consumo do cigarro, quando na verdade é uma das causas para que ele tenha começado em primeiro lugar: o cigarro dá prazer. É inegável. E por isso, sempre haverá alguém com vontade de fumar, mesmo que todos ao seu redor abominem o hábito e que a sua saúde vá de mal a pior. O ser humano tem gosto pra tudo.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>