Tristeza nua

 Posted by at 5:07 pm  Pergunte ao Monge
jun 012010
 

Quando você está com vontade de chorar e correr pelado ao mesmo tempo, o que isso significa? (Tatiane Moraes)

Que suas roupas estão deixando você triste, eu diria. Ou pinicando tanto, que o olho chega a lacrimejar. De qualquer forma, chorar e correr pelado ao mesmo tempo não é algo corriqueiro. Já vi muita gente correndo pelado (em alguns jogos universitários, é um fenômeno comum), mas nunca alguém que estivesse chorando enquanto o faz.

Se estiver com vontade de chorar, não segure. Chorar faz bem. Libera. Machuca um tanto, porque geralmente a sensação que está associada com o choro não é algo agradável. Mas esconder este sentimento no fundo da alma não é a solução. Melhor botar para fora, escoar a tristeza junto com as lágrimas. Não que ela realmente vá embora de vez, mas descarrega um pouco.

Mas se de repente bater aquela vontade forte de sair correndo pelado, não vejo porque não. Correr pelado faz bem. Libera. Traz a lembrança dos nossos tempos ancestrais, quando a roupa não era uma convenção social. No máximo, usava-se alguma coisa para proteção contra o frio, de preferência pele de outros animais. E é isto que ficar pelado significa: pele. Tato. Arrepios e sensibilização. Há diversas partes do nosso corpo que não estão acostumadas a ficar expostas, que quase nunca sentem um ventinho frio ou pegam um bronzeado. Libertar a pele enclausurada é, para muitos, o primeiro passo para a libertação do corpo e da mente.

Agora, se você está com vontade de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, vá em frente. O Monge poderia realmente perder-se em interpretações psicológicas sobre esta vontade até encontrar seu real significado (que, é claro, depende da teoria psicológica utilizada). Mas não o farei, porque acredito que só vivendo a experiência você poderá encontrar o sentido que procura. Conte-me depois como foi. Quem sabe o ato de chorar e correr pelado não é um catalizador de epifanias?

Um conselho útil: quando for fazer isto, certifique-se de que não há pessoas ao redor. Pode não lhe fazer bem chorar em público.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>