Quadrinhos em luto

 Posted by at 5:33 pm  Artigos, T.I.
mar 122010
 

Na madrugada desta sexta-feira, 12 de março, morreu o cartunista Glauco Villas Boas, 53, criador do Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Faquinha e tantos outros personagens. Glauco foi assassinado a tiros dentro de sua casa, em Osasco-SP, juntamente com seu filho Raoni Villas Boas, 25. As investigações da polícia, neste momento, apontam como suspeito de ter efetuado os disparos um amigo da família e membro da Igreja Céu de Maria, da qual o cartunista era padrinho fundador. O advogado da família, entretanto, havia falado esta manhã sobre a hipótese de o crime ter sido um assalto mal sucedido.

Glauco era um dos meus “pais adotivos” dos quadrinhos. Nos anos 80, publicações como Chiclete com Banana, Geraldão e Piratas do Tietê faziam a cabeça de toda uma geração. Ou mais de uma, visto que eu ainda era um pequeno Monge que mesmo sem entender boa parte das piadas carregadas de duplo sentido e sátiras políticas, ainda me divertia muito ao acompanhar as leituras dos meus tios e primos mais velhos. Além é claro do personagem Geraldinho, voltado ao público infantil e um exemplo clássico de “criança terrível”, com o qual todo moleque sempre se identificou.

Juntamente com Angeli e Laerte, Glauco foi um dos expoentes dos quadrinhos paulistanos dos anos 80. A sintonia entre os três mostrava-se presente principalmente na série chamada Los 3 Amigos, na qual o trio era retratado como bandidos em um cenário de faroeste mexicano, cada um com o traço característico de cada autor. Posteriormente, o cartunista Adão juntou-se ao grupo e às histórias da série, fazendo menção humorística ao “trio com quatro integrantes” que ocorre também na obra clássica Os 3 Mosqueteiros.

O início da carreira como cartunista deu-se em Ribeirão Preto, com tiras publicadas no jornal Diário da Manhã, em 1976. Glauco também publicava suas tiras e charges políticas no jornal Folha de São Paulo desde 1977. A tira publicada hoje, dia de sua morte, mostra os personagens Dona Marta e seu chefe às voltas com armas de fogo, em uma trágica coincidência.

Conheça mais da arte e dos personagens de Glauco aqui.




Confira também

coded by nessus

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>