fev 082010
 

Você resolveu fazer gnocchi pra família toda no final de semana. E o que vai fazer com aquele monte de cascas que certamente sobrarão sobre a pia? Jogar fora?? Não!!!!!

Deixe-me tentar convencê-la(o). Pense bem: enquanto você faz os gnocchi, que tal uma cervejinha pra distrair? E o que melhor que uma batata bem crocante para acompanhar? Ah, sim… mas seu almoço já não será tão light, e você estava querendo um petisquinho mais leve e menos gorduroso do que batata frita para não abusar tanto das calorias…

Então, que tal petiscar as cascas que você ia jogar fora? Tenha certeza de uma coisa: uma casquinha de batata, bem crocante, é bem melhor, bem mais saborosa que o chips de batata que estamos acostumados a comer. E infinitamente mais saudável!

Esta receita é extremamente simples e rápida de ser feita. Apenas siga algumas dicas simples e você pode degustar um destes chips de casca de batata em menos de 5 minutos!

Chips de casca de batata

cascas de batata

microondas

Antes de cortar as batatas, escove-as bem em água corrente para retirar qualquer impureza da casca. Retire as cascas em fatias e utilize as batatas normalmente (se for guardá-las, lembre-se de colocá-las em um recipiente, cobri-las com água e deixá-las em geladeira até o momento de usar). Lave as cascas para retirar o excesso de amido (isso fará com que as cascas não grudem no prato durante o processo de cozimento). Seque-as bem com um pano limpo ou papel absorvente, e arrume-as em um prato que pode ser levado ao microondas.

Programe 1 minuto, e vire-as. Faça isso 3 vezes. Pronto! Em aproximadamente 3 minutos, os chips estão prontos!

Agora atenção a alguns detalhes:

- as potências dos microondas podem variar, então fique de olho. Talvez você precise deixar mais um minuto, ou retirá-las um pouco antes. Você vai perceber o ponto quando virá-las.

- o prato costuma esquentar bastante, então use sempre uma luva térmica ou pano de prato para manuseá-lo.

- a espessura da casca também vai interferir no tempo de preparo, então cuidado para não queimar sua batata!

- tempere-as apenas antes de comer, e use sal, azeite, orégano, pimenta-do-reino, etc.

Como eu já estava com a mão na massa, resolvi fazer mais alguns testes para dividir os resultados com vocês. Como estava fazendo as casquinhas crocantes, fiz também rodelas de batatas fatiadas fininhas, e também cortadas como batata palha (sempre lavando e secando para retirar o excesso de amido).

As rodelas ficaram bem crocantes, e foram feitas exatamente da mesma forma que as cascas.

Já a batata palha foi um pouco diferente. Depois do primeiro minuto no microondas, vi que não tinham mudado tanto, e sem mexer nelas, programei mais 1 minuto. Aí, por não ser possível virar cada pedacinho, peguei uma faca de mesa, e raspei a batata palha para soltá-la do prato, espalhando-a novamente. Então, repeti esse processo mais uma vez e pronto: batata palha sem uma gota de óleo!

Mesmo admitindo que a batata palha dá mais trabalho por render menos (ela não fica com as tirinhas perfeitas, como quando a fritamos, mas diminui bastante e fica enroladinha – veja na foto), é reconfortante saber que podemos saboreá-la apenas com sal, sem ingerir ao mesmo tempo aquele tanto de óleo que deixa a mão cheia de gordura e a consciência cheia de culpa.

Testei fazer as cascas e as rodelas fininhas também no forno, e dá certo, só que demora um pouco mais. Coloquei papel manteiga em uma assadeira, untei levemente com óleo (se não, elas vão grudar, mesmo…), e dispus as rodelas e fatias de casca uma ao lado da outra. Em forno a 160°C, deixei-as por 10 minutos. Depois as virei e voltei-as ao forno por mais 10 minutos, até que ficassem crocantes. Cuidado, pois elas queimam com facilidade! Se você tiver mais tempo e paciência, pode deixar seu forno bem baixinho e aí elas vão desidratar mais devagar, e ficar menos coradas e certamente mais crocantes. Mas o tempo é bem maior que esses 20 minutos à 160°C.

Repare nas fotos, inspire-se, e teste esse petisco light e nutritivo. Acostumar nosso paladar, e principalmente o de nossas crianças, a uma alimentação sem frituras, é sem dúvida alguma um investimento na sua saúde e na de sua família!

  2 Responses to “Chips de casca de batata”

  1. Hunnn… Adorei!

    Prático, rápido e sem sujeira.

    Correndo pra cozinha ;)

  2. I see many websites outrank your site in google’s search
    results. You should build more contextual backlinks.
    These type of backlinks are the most powerful after all these google algorithm updates.

    I know writing articles is hard work, but i know what can help
    you save a lot of time, search in google for:
    Vesitos’s Rewriter

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>