jan 192010
 

(Publicado originalmente na edição “8″, em julho de 2009, segunda quinzena)

[singlepic id=799 w=200 h=120 float=center]

Tenho uma curisosidade. Os brasileiros são os que menos possuem habito de leitura? E a população tem um grande acesso aos livro?
Obrigadaa. Beijoss =) (Gabriela Lellis Pizzi)

Querida Gabriela, a falta de hábito de leitura da população há décadas queima o nosso filme. Talvez o Brasil não seja o país com o menor hábito de leitura de todos, mas é inegável que estamos lá no final da lista. Consequentemente o acesso ao livro diminui cada vez mais. Bibliotecas não são inauguradas, porque não há quem frequentá-las. O preço do livro nas livrarias continua salgado, pois as tiragens são pequenas. E as editoras tem suas razões para isso, já que há poucas pessoas para consumir seus livros.
Por algum motivo obscuro, que atende ao interesse dos poucos que detém muito no país, nossa cultura do samba, futebol e novela não inclui a literatura como forma de entretenimento, menos ainda como formadora intelectual. Ou melhor, esse último aspecto é sim valorizado, mas existe um abismo cultural – alimentado pelos mesmos beneficiados mencionados acima – entre o brasileiro médio e o “doutor”, que estudou e lê com maior frequência. Sob esse ponto de vista, o brasileiro então não desenvolve o hábito da leitura por ser culturalmente “nivelado por baixo”. O galã e a mocinha da novela das 8 discutem animadamente sobre os livros que lêem, uma cena que é fruto direto dos esforços públicos e privados em incentivar a leitura entre as mentes cidadãs. Mas não veremos nenhum dos pitorescos personagens da periferia com um Machado de Assis nas mãos. Nem ao menos um Paulo Coelho.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(requerido)

(requerido)