Pudim de Pão: 3 em 1

 Posted by at 8:34 pm  Sem categoria
jan 282010
 

(publicada originalmente na edição 10 – setembro de 2009 – primeira quinzena)

Pudim é coisa de vó. Pelo menos, na minha família. E aposto que dá pano pra manga discutir qual pudim da avó de quem é o mais gostoso, o mais tradicional. Mas acontece que não tem como ganhar essa discussão, justamente porque cada um tem uma preferência, um gosto que foi sendo formado ao longo da infância, durante almoços de família e encontros de final de semana.

Então, para fazer esta receita, a primeira coisa que fiz foi… ligar para minha avó. E ela me passou sua receita de pudim de… pom. Sim: pom. Porque, como boa descendente de italianos, ela não faz macarrão: faz macarrom. E ainda com aquele “r” tremido no céu da boca e com aquele biquinho que coloca um sorriso instantâneo na boca dos privilegiados que a conhecem. Aliás, quando contei para ela que um amigo havia sugerido começar a coluna falando sobre esse jeito gostoso que ela tem de falar, ela disse: “Ai, que cachorrom…”, e caiu na risada. “Corujices” à parte, vamos à receita.

Pudim de Pom da Vó Laura

3 ½ xícaras de pão amanhecido picado
1 ½ xícara de leite
2 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
canela em pó
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Misture o pão picado e o leite em uma tigela e deixe amolecer. Junte os ovos, o açúcar, a farinha de trigo e o parmesão, e misture bem. Tempere com a canela em pó, e coloque por último o fermento. Coloque a massa em uma fôrma untada com manteiga e enfarinhada, e leve para assar a 180°C por 30 a 35 minutos.

Partamos do princípio de que existem tantos tipos de pudim de pão e tantas variações da receita quantas famílias italianas nas quais as avós falam “pom”. Assim, você também pode se aventurar e mexer e remexer na receita a seu bel-prazer. Prove novos sabores, misturando à massa uvas passas, ameixa seca, maçã, banana, nozes, coco ralado, essência de baunilha, etc; ou substituindo parte do leite integral por leite de coco. Se preferir, ao invés de colocar canela na massa, faça uma mistura de açúcar e canela para peneirar por cima do pudim antes de servir. Ou faça os dois!
Abaixo estão mais 2 receitas que testei, baseadas na da Vó Laura.
E aí? Qual vai ser nesse final de semana?

Pudim de pão cremoso

Faça a receita exatamente como descrito acima (inclusive o modo de preparo), mudando apenas a quantidade de pão para 3 xícaras, e de leite para 3 xícaras também.
Com esta receita, você pode também fazer o seguinte: em uma fôrma untada com manteiga, coloque uma calda de açúcar (tipo calda para pudim), e arrume rodelas de banana sobre essa calda. Despeje a massa sobre essa calda, asse em forno à 180°C, e confira o resultado depois de desenformar.

Pudim de pão em calda

1 ½ xícara de pão picado
2 ½ xícaras de leite
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar

Deixe o pão amolecer no leite por alguns minutos, junte os ovos e o açúcar, e coloque a massa em uma fôrma para pudim, já com a calda de açúcar no fundo. Asse em banho-maria e desenforme depois de frio.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>