Nossa mente binária

 Posted by at 1:38 am  Artigos, T.I.
jan 222010
 

(publicada originalmente na edição 6 – junho de 2009 – segunda quinzena)

Vocês já pararam pra pensar na nossa maior limitação? Eu vos digo que é a nossa capacidade cognitiva (perceptiva) extremamente binária.
Binário: do latim binarius. Que é composto por dois elementos ou unidades; que tem dois lados, duas faces, dois aspectos, dois modos de ser etc.
“Do que você está falando seu mongolóide?” é a primeira reação de 9 entre 10 leitores que se deparam com essa afirmação.
Pois digo. Estou falando da nossa capacidade de apenas ver dois aspectos em tudo.
Nós nos baseamos pelo sim ou pelo não; o talvez é a probabilidade de um dos dois.
Estamos sempre certos e/ou errados.
Nos ensinaram o bem e o mal. No meio disso existe o equilíbrio, que é uma ponderação dos DOIS aspectos. Você não vê um filme onde as forças do bem e do mal se juntam para lutarem com a “terceira força” que ameaça o bem E o mal de existirem. É sempre os dois lutando pela prevalência ou pela co-existência.
Sequer conseguimos (eu pelo menos não consigo) imaginar algo que não esteja entre o bem e o mal. Os mais equilibrados, como já disse, ponderam os dois aspectos, mas no fim, todos temos um pouco dos dois, nunca “um pouco dos três”.
Nosso mundo que dizem ser tridimensional (onde tudo tem altura, largura e comprimento) vive numa jaula binária onde nos pautamos pela contraposição de idéias ou a moderação delas.
Não vou nem aprofundar na computação, onde tudo se resume a 0 e 1, NADA além disso. Tudo isso que você vê no seu monitor do computador é uma combinação de uma grande quantidade de zeros e uns que formam o que você vê na tela. Por isso de tempos em tempos nos fazem trocar de computador, pois cada vez mais eles desenvolvem programas que exigem maior permutação (combinações) desses dois números, daí nos obrigam a usar processadores que lêem (ou “interpretam”) mais rapidamente essa infinidade binária.
Para terminar, lhes cito uma piada muito conhecida no meio acadêmico dos cursantes (ou cursistas, falem como quiser, é a mesma coisa) de Ciências da Computação:
“Há 10 tipos de pessoa neste mundo. As que entendem binário e as que não entendem”.

Leonildo Trombela Júnior

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>