jan 142010
 

(Publicado originalmente na edição “7″, em julho de 2009, primeira quinzena)

Meu nome é Osmar Julio e gostaria de saber o que um artista atualmente precisa fazer para obter a repercussão mundial que o Michael Jackson teve? Com a internet supõe-se que ficaria mais fácil, certo? (osmarjulio@gmail.com)

Caro Osmar, a internet possui o trunfo do compartilhamento instantâneo em massa. Isso significa que o pequeno prodígio que canta, dança e causa mais do que seus irmãos não precisaria ir primeiro a um programa de TV, bastava que seu vídeo fosse colocado na rede que seria momentaneamente acessado por milhares de pessoas em todo o mundo. Daí para um contato com uma grande e decadente gravadora, e a assinatura de um contrato no qual ficasse bem definido quem explora quem nesta promissora relação comercial, são dois pulinhos. Ora, há quem diga que o sucesso depende menos do talento e mais de mostrar o seu trabalho pra pessoa certa na hora certa. Ó poderosa rede de comunicações, isenta das ideologias e grandes corporações que esmagam nossa liberdade criativa, fazei com que eu, o artista, esteja em todos os lugares ao mesmo tempo, dentro de cada lar, escritório ou celular. MySpace é nosso templo sagrado, e o Twitter nossa oração de cada dia.
Assim, vemos o artista pós-moderno, multimídia, com uma idéia na cabeça e a webcam na mão. Seu quarto é seu palco principal, e todos aqueles anônimos que tanto criticam e/ou elogiam seu trabalho, seu mais fiel público. Quem precisa de escândalos, crise de identidade racial e desvios sexuais? Quem precisa ter sido maltratado pelo pai para que colocasse o sucesso adquirido acima da própria infância? Novos MJs podem surgir às pencas, afinal, todos somos talentosos. Basta esperar para chegar sua vez, junto aos outros milhares de prodígios que possuem conexão de banda larga.
Em tempo: quando Andy Warhol declarou que no futuro todos teríamos 15 minutos de fama, ele não esperava pelo Youtube. Senão, saberia que sua estimativa foi um tanto alta.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>