Geléia de casca de manga

 Posted by at 8:23 pm  Sem categoria
jan 282010
 

(publicada originalmente na edição 8 – julho de 2009 – segunda quinzena)

É domingo de manhã. Você acorda e resolve que, a partir de agora, vai ser mais saudável. Não que você vá sair por aí comendo tofu a torto e a direito, mas aumentar a quantidade de frutas em seu cardápio não deve ser tão difícil. Aí, você vai para a cozinha e decide começar o dia com um belo suco natural. E quem te olha da fruteira? Aquela manga, que há uma semana descansa em paz entre duas ou três laranjas.
“De hoje ela não passa”, você pensa. E, antes de sair para comprar os ingredientes do churrasco (afinal, dieta se começa na segunda… e essa reuniãozinha já estava marcada há muito tempo, também!), ela vai para o liquidificador e se transforma em um suco bem do gostoso!
Mas e aí? Casca pro lixo? De jeito nenhum! Casca pra panela!

Geléia de casca de manga com erva-doce:

2 xícaras de casca de manga picada
1 saquinho de chá de erva-doce
1 litro de água
¼ xíc. de açúcar

Pique a casca em tirinhas e leve ao fogo com a água e o saquinho de chá. Deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Se a manga estiver mais madura que a da foto, será por menos tempo. Quando a casca estiver bem macia, retire o saquinho de chá, leve o restante ao liquidificador e bata bem. Volte esse purê à panela e cozinhe com o açúcar até atingir o ponto de geléia (deve ser apenas por mais alguns minutos).

Sugiro usar o saquinho de erva-doce pois nem todo mundo gosta de morder aquelas sementinhas, mas se você gostar, pode retirá-lo apenas para bater no liquidificador, depois abrir o saquinho e colocar a erva-doce no purê já batido.
Outra idéia é ferver o caroço junto com a casca, no começo da receita. Isso vai acentuar o sabor de manga. E quanto mais madura ela estiver, menos açúcar você vai precisar usar, então vá colocando aos poucos.

Essa receita é rápida, em no máximo 40 minutos você tem sua geléia prontinha. E se você não for fazê-la logo que descascar a manga, pode congelar a casca e usá-la quando quiser.
Isso é importante: não se esqueça de lavar bem a manga antes de descascá-la!

Essa geléia fica deliciosa para ser comida normalmente, como geléia mesmo. E, se você não contar, ninguém vai saber que foi feita com a casca, principalmente se ela estiver bem madurinha. Se não estiver, também não parece geléia de casca: parece que foi feito com manga verde. Mas o legal é contar, mesmo!
Agora, tente isso: misture algumas gotinhas de vinagre ou suco de limão, e… lembra daquele churrasco? Pois é: pegue um pedacinho de carne bem temperada, ou de uma linguiça apimentada, e coloque um pouquinho dessa geléia em cima. Hum… você vai começar a ver geléias com outros olhos!

  One Response to “Geléia de casca de manga”

  1. Vou fazer nesta semana. Muito obrigada. Sempre achei um desperdício descartar as cascas da manga, uma fruta tão doce e colorida. Obrigada mesmo.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(requerido)

(requerido)