jan 262010
 

Fórum Social Mundial 2010: A eterna pedra no sapato da mídia

Começou ontem (25/01) o Fórum Social Mundial 2010 no Rio Grande do Sul. Este ano o FSM será fragmentado em outros 39 eventos espalhados pelo mundo todo (clique aqui para ver a agenda).

Um evento dessa magnitude, provou em 2009 que é grande demais para se concentrar em uma cidade só. Falo isso por experiência própria. Este que vos escreve acompanhado de Marcelo Dias e mais um colega fomos de carro daqui de Ribeirão Preto até Belém, capital do Estado do Pará, para participarmos do Fórum Social 2009 realizado de 27 de janeiro de 2009 até 1 de fevereiro de 2009. Os 5400km de estrada (ida e volta) valeram cada centavo gasto.

Mesmo com todos os problemas estruturais e organizacionais, o evento proporcionou a todos nós uma vivência ímpar. Algo que deveria ser encorajado em toda humanidade (como está sendo o FSM 2010 ao se espalhar pelo mundo). Não é exagero dizer que acontece uma história para a vida inteira por dia de evento. Às vezes me pego contando histórias novas desses 10 dias que passei lá (chegamos quatro dias antes do início). Parece até pescador inventando história, mas não é. É algo que cada um deveria viver para entender.

Apesar de tudo o que o evento oferece – e encoraja, ele é veementemente ignorado na programação da imprensa brasileira ao longo desses 10 anos desde que foi fundado em 2001 em Porto Alegre. Nos jornais impressos e online vale uma nota de dois parágrafos no máximo (alguns se resumem ao dizer o que foi dito no primeiro parágrafo deste texto). Na TV, vale no máximo 15 segundos de uma nota coberta com algumas imagens sugerindo uma “anarquia vermelha”, e nada mais.

Iremos todos aceitar que o Fórum onde nós definimos o rumo das nossas vidas seja ignorado em detrimento do Fórum Econômico Mundial de Davos (evento onde alguns poucos ditam nosso dia a dia)?

Espero que a sociedade acorde a tempo de desfazer esse “mal-entendido” que se tornou o jornalismo brasileiro.

Por Leonildo Trombela Junior




Confira também

coded by nessus

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>