jan 222010
 

Música e memória. Em todos os sentidos esses são os temas desta edição. Resgatamos um assunto que só é notícia em dia de decreto no Diário Oficial: o patrimônio histórico e cultural.
Assim como a música, evoluímos (mesmo que o “Entrelinhas” conteste a tese da evolução musical com uma prova irrefutável que, mesmo na arte, há involução). Expandimos o jornal. Crescemos sem perder nossa memória.
Não nos esqueceremos do nosso propósito: Jornalismo. Se George Orwell, em seu trono do além, achou que iria sair de cena, se enganou. A expansão não foi só publicitária, foi de conteúdo também.
Inauguramos a coluna “Sinapse Oculta” com o biólogo (formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP) e psicanalista Luis Fernando S. de Souza Pinto. O convite? Veio na interação leitor-jornal, onde houve interesse de ambas as partes, ou seja, o leitor tornou-se um dos geradores de conteúdo do jornal (algo imprescindível para o aumento da qualidade e relevância do jornalismo deste século). Dentre seus principais motes – como você bem verá na coluna – Luis Fernando acredita na democratização da ciência e do conhecimento. Algo para todos, além da exclusividade acadêmica.
Outra novidade é o “Humor Inconfidente”, que assim como o “Sinapse Oculta”, surgiu do intercâmbio de ideias entre leitor e jornal. Leandro Ferreirinha (não é apelido!) é um cidadão que visualiza um desenho por cada acontecimento cotidiano. É sua forma de expressão. Consegue em poucos quadros dizer o que muitos levariam o tamanho deste editorial. O máximo da inteligência espacial. Só para ilustrar: quando veio mostrar seu trabalho, em dez minutos desenhou a coluna “Esquizofrenia Escolar” com quadros e falas. E em casa de Ferreirinha, o espeto não é palito de dente, é muito mais elaborado.
No campo das inteligências, exploramos também a musical. A do professor e músico Milton F. Bergo é extraordinária. Aprendeu seu ofício na prática. Afinal, precisa-se um pouco mais que teoria para se fazer o certo naquilo que escolhemos.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>