jan 282010
 

(publicada originalmente na edição 5 – junho de 2009 – primeira quinzena)

Fica bom…

Casca de abacaxi. Quer coisa mais espinhosa? Mas pode apostar que ela pode se transformar em deliciosas guloseimas na sua cozinha. Uma delas você aprende hoje: docinho de casca de abacaxi.
A idéia da receita é de uma pessoa singular. Um tanto santa, de acordo com seu esposo. Então, não deu outra: fiz o teste e ficou divino! E é o tipo de receita que permite inúmeras invenções e aperfeiçoamentos: o docinho pode ser passado no açúcar cristal ou refinado, no coco seco ralado, em raspas de limão misturadas com açúcar refinado, ele pode ser recheado com uma folhinha de hortelã… Você também pode retirar o doce do fogo antes de dar o ponto de enrolar, e usá-lo como recheio de bolo ou creme para torta de frutas (e decorar com pedacinhos de fruta fresca), servir com uma salada de frutas, ou com sorvete de creme, enfim… É só deixar a inspiração vir, e colocar em prática.
E o melhor: além de barato, pois utiliza uma parte do abacaxi que quase sempre jogamos fora, é fácil e rápido de ser feito. Não requer prática nem habilidade. Olhe só:


Docinho de casca de abacaxi

– casca de 1/2 abacaxi
– 1 lata de leite condensado
– 1 ovo
– ½ colher (sopa) farinha de trigo
– ½ colher (sopa) manteiga ou margarina

Corte a casca de meio abacaxi em pedaços pequenos e leve ao fogo com meio litro de água para cozinhar. Quando estiver bem macio, bata a casca no liquidificador com a água que restou do cozimento (deve ser pouca, pois ela evapora bem). Se necessário, coloque mais, apenas o suficiente para conseguir uma pasta grossa. Coloque os outros ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos para ficar bem liso.
Leve esse creme ao fogo e vá mexendo para não grudar no fundo da panela, cozinhando em fogo baixo até dar ponto de enrolar (quando você vê o fundo da panela ao passar uma colher). Coloque o doce em um prato e leve à geladeira para esfriar mais rapidamente. Com as mãos untadas com manteiga ou margarina, enrole os docinhos e passe-os no açúcar, ou coco seco ralado, etc.

Dica: quando uma receita indicar que a gema deve ser peneirada, ao invés de peneirá-la, dê uma leve beliscada na pelinha que envolve a gema, segure-a levemente, e deixe o conteúdo escorrer em uma xícara. Assim, a pelinha fica inteira na sua mão!

  2 Responses to “Docinho de casca de abacaxi”

  1. COMO DIZ O MEU AMIGO ” QUE MARAVILHA”. KKKK

  2. Pesquisando encontrei esta receita. Obrigada pelas dicas. Fiz com 1 colher de trigo e 1 de margarina… estou esperando esfriar para modelar, rsrsrs.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(requerido)

(requerido)