jan 282010
 

(publicada originalmente na edição 2, em abril de 2009, segunda quinzena)

Limão. Difícil encontrar uma casa sem ele. É um fruto de mil e uma utilidades: com leite condensado, fica espesso e vira cobertura ou recheio de bolos e tortas; com água e açúcar, vira suco (ou chá); com alho, cebola e outros temperos, vira marinada para carnes; com ovos, farinha, manteiga e açúcar, vira bolo; tempera saladas, petiscos fritos, faz doces, glacês, suspiros, cremes, molhos de massas, aves, peixes… E misturado ao mel, então! Impossível enumerar seus empregos na cozinha, e isso sem mencionar seus usos fora dela. Pode ser galego, tahiti, cravo, siciliano… Tem pra todo gosto.
Agora, depois de espremer o suco, o que você faz com a casca? E com aquela parte branca, entre a polpa e a casca? Joga fora? Na-na-ni-na-não! Você pode fazer muita coisa com essas partes também! Então, chega de papo. Vamos começar pela casca.

Ingredientes da “Casquinha de Limão cristalizada”:

A medida você escolhe de acordo com a quantidade de ingrediente que tiver.

1 medida de cascas de limão em tirinhas
1 medida de água
1 ½ medida de açúcar
papel manteiga e açúcar para finalizar


Antes de usar o suco do limão para outra receita, retire a casca com uma faca bem amolada. Comece cortando a parte de baixo e de cima do limão, para ele ficar firme sobre a tábua de corte. Então corte as fatias da casca, depois corte cada fatia em tiras e vá colocando em uma tigela com água. Na foto do meio, as tiras são fininhas, mas dá para fazer de qualquer espessura. Fica bom do mesmo jeito.
A parte branca do limão, que fica entre a casca e a polpa, pode ser retirada ou não. Aqui, fizemos sem ela, que costuma ser mais grossa no limão siciliano e mais fina nos outros. Para retirá-la, use a ponta da faca.


Depois de prontas as tirinhas, é preciso retirar o amargor delas. Para isso, há duas opções:
– deixá-las de molho durante 1 ou 2 dias, trocando a água várias vezes (assim, o amargor sai e as tirinhas continuam crocantes);
– colocá-las em uma panela com água fria e levar ao fogo só até levantar fervura, escorrer e repetir esse processo mais 3 vezes. Cuidado para não ferver as tirinhas, pois assim elas ficam moles, e o objetivo é retirar o amargor, sem cozinhá-las. Esse processo é para quem está com pressa de comer…
Depois, leve-as ao fogo com a água e o açúcar, e vá mexendo devagar até que a água evapore e a calda fique mais espessa, envolvendo as tirinhas. Escorra o excesso de calda (dica: guarde a calda) e coloque as tirinhas sobre uma folha de papel manteiga (uma pia untada com manteiga também resolve). Use um garfo para separá-las e deixe esfriar. Antes de secarem por completo, passe-as em mais açúcar, e pronto! Guarde tudo em um pote limpo e com tampa, em local seco.
Lembra a calda que sobrou na panela? Olhe só o que você pode fazer: coloque mais água e leve ao fogo para ela ficar bem rala. Aí, coloque gelo para ela esfriar, e use essa caldinha para fazer limonada.


As casquinhas cristalizadas você pode colocar sobre bolos e tortas para decorar, passar cada uma em chocolate derretido e deixar secar, ou até fazer tiras mais largas e usá-las como colher para comer doce de leite! Aiaiai…

  14 Responses to “Casquinha de Limão cristalizada”

  1. gostaria de saber se têm mais algum segredinho,pretendo fazer para vender.Será que dá um lucrinho bom?

  2. Oi, Luzimar,

    As dicas estão todas na matéria, apenas acrescento que eu preferi o resultado das casquinhas que ficaram de molho em água para perder o amargor, do que aquelas que foram fervidas algumas vezes, ok?
    Essa receita pode dar lucro, sim! Principalmente se você fizer as suas casquinhas cristalizadas com capricho, mantendo um padrão legal. Faça alguns testes da receita, pode até testar espessuras diferentes da casca, fazer algumas com a parte branquinha e outras sem, e depois distribua para amigos e parentes para conferir a aceitação, que tal?

  3. adorei a receita!
    parabens esta muito bem expricada!

  4. Achei a receita bem prática e muito bem explicada. Só gostaria de saber qual o tipo do limão para fazer a receita na metade do limão, para colocar um doce, um musse, etc.

  5. O limão utilizado é o taiti.

  6. amei foi a menas complicada, parabéns vou fazer para vender.

  7. Gostaria de saber como fazer para que o doce mantenha-se verdinho, o meu fica com uma cor meio verde-queimado. Já vi doces de limão bem verdinhos.

    Se você souber, como faço para que o doce de limão (metades em calda) fique macio?? o meu fica meio elástico (borrachudo).

    Obrigada pelas dicas.

    Bárbara

  8. gostaria de saber se vcs fazem ou saiba alguem que faça meia casquinha de limão critalizada .Agradeço

  9. Fiz e minha casquinha ficou dura, seca. Q fiz de errado?

  10. Fazendo o processo de 2 dias antes, o limão (tayti) fica verdinho? Sem amargor? E com o açúcar banquinho?

  11. Porque as casquinhas ficaram duras?

  12. As minhas também ficaram duras. Várias pessoas relataram o mesmo problema. Por favor, @binalli, responda-nos como fazer para resolver o problema. Obrigada.

  13. As minhas também ficaram duras. Várias pessoas relataram o mesmo problema. Por favor, @binagalli, responda-nos como fazer para resolver o problema. Obrigada.

  14. Colegas, li em outra receita que deve cozinhar por pelo menos uma hora, senão as cascas ficam duras. Vá acrescentando água para não secar. Vamos tentar outra vez, né?

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(requerido)

(requerido)