Batata frita sequinha & Carnes suculentas

 Posted by at 7:34 pm  Sem categoria
jan 282010
 

(publicada originalmente na edição “3″, em maio de 2009, primeira quinzena)

Desta vez, ao invés de receitas, deixo com vocês duas dicas úteis: como deixar a batata frita perfeita e aquela carne de um jeito suculento!

Batata Frita sequinha

Para isso, todo mundo tem uma receita especial: passar no vinagre, no álcool, no bicarbonato de sódio, na farinha…
Mas para a batata ficar realmente memorável, é preciso branqueá-la no óleo: depois de lavar as batatas, descascá-las e cortá-las em palitos, lave novamente para retirar o excesso do amido.
Seque bem cada uma e coloque-as em uma panela com óleo quente (140 a 180°C), fritando por 3 a 4 minutos. Frite-as aos poucos, para que a temperatura do óleo não abaixe. Elas não devem ganhar cor, já que estão apenas “cozinhando” no óleo, para ficarem macias. Escorra-as e seque-as com papel toalha, retirando o máximo possível de gordura. Arrume-as em uma assadeira e leve ao congelador. Elas devem resfriar rapidamente.
Se você for servi-las na hora, retire-as do congelador assim que estiverem bem geladas, e faça uma nova fritura, desta vez até o final, deixando-as ficar douradas. Escorra o excesso de óleo em papel toalha, salgue-as e sirva.
Se for guardar para outro dia, assim que as batatas estiverem congeladas, retire-as da assadeira e guarde-as em um saquinho plástico no congelador por até um mês.
Ah! Se você quiser deixá-las um pouquinho mais magras, pode terminá-las no forno: retire-as do congelador, arrume-as em uma assadeira e leve ao forno bem alto. Elas vão secar com o calor do forno e o óleo que já tem da primeira fritura. Salgue-as e sirva na hora.

Carnes suculentas

Para que os filés de frango ou de carne fiquem bem suculentos, é importante não apertar a carne na frigideira. Assim, todo o suco vai ser espremido pra fora, deixando a carne seca. O ideal é selar o filé dos dois lados. Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo e deixe esquentar bem. Coloque a carne e sele de um lado, vire e sele do outro. Desta forma, você cria uma barreira para que os sucos não saiam. Aí, se o filé for mais alto e precisar de mais tempo na frigideira, você pode abaixar o fogo e deixar que o cozimento termine, sem ter medo que aquele caldinho se forme e seu filé fique seco. Se for fritar vários filés, faça-o aos poucos para não abaixar a temperatura da frigideira.

 Leave a Reply

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>